Efeito de estufa, é um processo que ocorre quando uma parte da radiação solar reflectida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como consequência disso, a temperatura da terra fica retida e não é liberada ao espaço, permanecendo maior do que seria na ausência desse gases. O efeito estufa dentro de uma determinada faixa é de vital importância pois, sem ele, a vida como a conhecemos não poderia existir.
Os gases de estufa são: Dioxido de carbono (CO2), metano, pior dos gases (CH4), Óxido nitroso (N2O). Recebe quase o dobro de energia da atmosfera do que a que recebe do Sol e a superfície fica cerca de 30ºC mais quente do que estaria sem a presença dos gases de estufa.
A poluição dos últimos duzentos anos tornou mais espessa a camada de gases existentes na atmosfera. Muitos desses gases são produzidos naturalmente, como resultado de erupções vulcânicas, da decomposição de matéria orgânica e da fumaça de grandes incêndios. Os degelos elevam os níveis das águas dos oceanos. O super aquecimento das regiões tropicais e subtropicais contribui para intensificar o processo de desertificação e de proliferação de insectos nocivos à saúde humana e animal. Multiplicam-se as secas, inundações e furacões, com sua sequela de destruição e morte.